ENTENDENDO A MANUTENÇÃO PREVENTIVA x CORRETIVA:

Saiba tudo sobre estes dois tipos de manutenção e entenda a diferença entre elas.

Você sabe a diferença entre manutenção preventiva e corretiva? E mais, você sabe como realiza-las. Neste artigo, preparamos uma série de dicas que podem não só ajudar você entender melhor como funciona este trabalho, mas realiza-lo de maneira correta, confira:

MANUTENÇÃO CORRETIVA: A manutenção corretiva pode ser definida como uma tarefa de manutenção executada para identificar, isolar e corrigir uma falha, para que o equipamento, máquina ou ativo com falha possa ser restaurado para uma condição operacional dentro das tolerâncias ou limites estabelecidos para operações em serviço.

Manutenção corretiva é a manutenção realizada após a detecção de falha e visa restaurar um ativo para uma condição na qual ele pode executar a função pretendida.

Manutenção Preventiva (MP) tem os seguintes significados:

  1. O atendimento e manutenção por pessoal qualificado, com o objetivo de manter equipamentos e instalações em condições operacionais satisfatórias, fornecendo inspeção sistemática, detecção e correção de falhas incipientes, antes que elas ocorram ou antes de se desenvolverem em defeitos graves.
  • Manutenção, incluindo testes, medições, ajustes e substituição de peças, executada especificamente para impedir a ocorrência de falhas.

DIFERENÇA ENTRE MANUTENÇÃO PREVENTIVA E PREDITIVA:

A manutenção preditiva tende a incluir a medição direta do item. Exemplo, uma imagem infravermelha de uma placa de circuito para determinar pontos quentes.

Enquanto a Manutenção Preventiva inclui a avaliação de partículas em suspensão em uma análise de lubrificante, som e vibração de uma máquina. Além disso, a manutenção planejada do equipamento ajudará a melhorar a vida útil do equipamento e evitará qualquer atividade de manutenção não planejada. Um programa de manutenção preventiva bem-sucedido depende da cooperação de todas as partes envolvidas. Os gerentes de manutenção devem contar com o conhecimento, ideias e contribuições de todo o pessoal de manutenção na propriedade.

VANTAGENS DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA:

  • A capacidade de produção é aumentada e o número de reparos é reduzido;
  • Melhor conservação de ativos e aumento da expectativa de vida dos ativos, eliminando a substituição prematura de máquinas e equipamentos;
  • Custos reduzidos de horas extras e uso mais econômico dos trabalhadores de manutenção devido ao trabalho programado em vez de emergencial para reparar falhas;
  • Em tempo hábil, os reparos de rotina evitam menos reparos em larga escala;
  • Condições de segurança e qualidade aprimoradas para todos.

CONLUINDO: Agora que você já sabe a diferença entre os dois tipos de manutenção e algumas coisinhas mais, saiba que é fundamental a verificação de equipamentos com uma certa periodicidade, para que seja possível evitar falhas e manter seu funcionamento em 100%. Se você quiser saber mais sobre manutenção ou solda, não deixe de seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades, e caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe nos comentários deste artigo que nossa equipe irá lhe ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?