FERRAMENTAS À BATERIA – VANTAGENS E DESVANTAGENS

Entenda os benefícios e os pontos fracos das ferramentas elétricas.

As ferramentas elétricas sem fio têm sido um grande sucesso nos últimos anos e têm dado muito valor às ferramentas tradicionais. É assim que a tecnologia funciona; algo melhor é introduzido e substitui a forma anterior, completa ou parcialmente. Mas todo produto mais recente nem sempre é o melhor, às vezes funciona para você e às vezes não. E foi pensando nisso que produzimos um artigo para levantar as vantagens e desvantagens das ferramentas elétricas. Ficou curioso? Então confira a seguir. 

PRINCIPAIS VANTAGENS DAS FERRAMENTAS À BATERIA: 

CONVENIÊNCIA

A falta de cabos físicos e o peso leve permitem que os fabricantes alcancem um design mais ergonômico e compacto que, por sua vez, permite uma dose extra de conveniência e mobilidade para quem precisa utiliza-las sem o “problema” dos cabos atrapalhando. 

PORTABILIDADE

Devido ao design compacto e à ausência de cabos elétricos, as ferramentas elétricas sem fio são muito mais portáteis do que suas antecessoras, pois você pode colocá-las facilmente em sua caixa de ferragens ou até mesmo no seu compartimento de transporte. Desta forma, transportá-las também é uma grande solução entregue pelas ferramentas a bateria. 

SEM NECESSIDADE DE TOMADA ELÉTRICA

Uma das principais vantagens das ferramentas sem fio é que elas usam baterias de lítio para operação, portanto, você não precisa de uma fonte de alimentação. Pelo mesmo motivo, as ferramentas podem ser de grande utilidade em áreas remotas onde não há energia disponível.

SEGURANÇA

Como não há cabos físicos, há menos chance do operador ou qualquer outra pessoa no local de trabalho tropeçar e cair. Além disso, a falta de cabos físicos também diminui o risco de eletrocussão.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS DE FERRAMENTAS SEM FIO: 

VALOR

As ferramentas sem fio usam a tecnologia mais recente e, na maioria das vezes, a tecnologia moderna é relativamente cara. Portanto, se houver uma ferramenta elétrica tradicional e uma ferramenta elétrica sem fio e ambas fizerem a mesma coisa, provavelmente a sem fio terá um preço mais alto.

MENOS CONFIÁVEL

Ferramentas tradicionais são fabricadas há décadas; portanto, a engenharia envolvida na fabricação de ferramentas tradicionais é muito mais confiável e testada pelo tempo. Por outro lado, os procedimentos de fabricação e engenharia de ferramentas sem fio ainda estão em sua infância e precisam de tempo para atingir o mesmo nível de perfeição. É por isso que as ferramentas são mais sujeitas a defeitos e danos quando comparadas às ferramentas com cabo. Além disso, você sempre pode conectar o cabo de uma ferramenta elétrica tradicional e esperar que funcione, mas o mesmo não pode ser dito sobre as ferramentas elétricas sem fio, pois pode-se esquecer de recarregar a bateria. Se você estiver trabalhando com uma ferramenta elétrica sem fio, deve se lembrar de recarregar a bateria após cada projeto.

MENOS POTÊNCIA

Embora não seja um problema tão grande para um consumidor casual, a falta de desempenho em serviço pesado pode se tornar um obstáculo para um profissional ou alguém que exige energia extra. Ferramentas sem fio geralmente são adequadas para trabalhos leves a médios; no entanto, eles não são adequados e poderosos o suficiente para realizar tarefas pesadas. Se você é um amador casual que usaria sua ferramenta principalmente para projetos domésticos, então não há nada com que se preocupar, pois as ferramentas farão o trabalho facilmente. No entanto, se você é um profissional que realiza tarefas pesadas regularmente, ferramentas elétricas sem fio não provariam ser a opção certa.

CONCLUINDO: Se você deve, ou não, investir em uma ferramenta à bateria, depende muito do tipo função que você irá executar com ela, outro ponto importante a ser avaliado também é se a sua potência é compatível com as tarefas que serão realizadas com o aparato. 

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre ferramentas elétricas e equipamentos de soldagem de última geração e seus benefícios? Então não se esqueça de seguir nossos perfis nas redes sociais. E se você achar que este conteúdo é importante para um amigo ou familiar, não se esqueça de compartilhar com ele! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?