ENTENDENDO A SOLDAGEM MIG

soldagem-mig

Saiba todos os pontos que envolvem a soldagem MIG e entenda se ela é ideal para o seu tipo de trabalho.

Em resumo, soldagem MIG é um processo relativamente fácil de aprender, normalmente requerendo apenas cerca de uma ou duas semanas para dominar a técnica básica. Os dois aspectos mais complexos do MIG são selecionar o gás de proteção correto e definir os parâmetros na máquina. No entanto, uma vez que tudo é realizado conforme manda o protocolo, a ação se torna em grande parte, um processo de de “apontar e disparar”, muitas vezes referido como “a pistola soldagem”.

COMO FUNCIONA: Os soldadores MIG usam uma ferramenta chamada pistola de carretel, que alimenta um eletrodo de arame enrolado a uma velocidade constante pré-selecionada pelo operador. A arma também emite um gás de proteção ao estabelecer a solda. Este gás protege a área de solda dos gases atmosféricos, como nitrogênio e oxigênio, que podem causar alguns problemas sérios se entrarem em contato com o eletrodo, o arco ou o metal de soldagem.

PONTOS POSITIVOS: O processo MIG pode ser usado para criar uma solda de alta resistência com ótima aparência e pouca necessidade de lixar ou limpar. O uso de um gás de proteção permite que o soldador opere em uma taxa contínua, tornando o processo bastante rápido. A soldagem MIG pode ser usada em qualquer superfície de metal e tem a capacidade de soldar materiais finos como calibre 26.

PONTOS NEGATIVOS: O equipamento usado na soldagem MIG é bastante difícil de usar ao ar livre, devido aos gases envolvidos. Embora todos os tipos de metal possam ser soldados com o processo MIG, diferentes materiais requerem diferentes fios e gases. Consequentemente, um soldador que usa uma máquina MIG deve saber quais combinações usar e deve definir sua máquina de acordo. É por isso que as máquinas de solda com recursos de configuração automática economizam muito tempo e trabalho.

ATENÇÃO: É altamente recomendável que o processo MIG seja executado na superfície mais limpa possível. Isso significa que antes de colocar qualquer solda, o soldador deve garantir que qualquer tinta, ferrugem e outros detritos sejam raspados da peça de trabalho.

EM RESUMO: A soldagem MIG é um processo rápido, eficiente e fácil, perfeito para a maioria das aplicações. Não é tão limpo quanto o TIG, mas não é tão bagunçado também. Se você tem alguns projetos maiores em casa ou na loja, ou se é um soldador profissional procurando trabalhar como freelance, uma máquina MIG é provavelmente a melhor escolha para você. Caso queira conferir todas as máquinas disponíveis para aluguel pela Aluga a Solda, clique aqui e acesse nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *