ENTENDENDO A SOLDAGEM TIG

ENTENDENDO A SOLDAGEM TIG

Saiba o passo a passo e tudo o que envolve a soldagem TIG para descobrir se ela é ideal para o seu tipo de serviço.

A soldagem TIG é frequentemente considerada a liga principal da soldagem. No que diz respeito a soldagens limpas, eficientes e bonitas, o processo TIG simplesmente não pode ser superado. Artistas e profissionais de soldagem ornamental geralmente preferem esse processo por sua precisão e aparência geral limpa.

COMO FUNCIONA: Ao invés de um eletrodo de metal, a soldagem TIG usa um eletrodo de tungstênio não consumível. O tungstênio pode ser aquecido a uma temperatura muito alta antes de derreter, então a soldagem TIG requer a aplicação de enchimento adicional. O operador alimenta este enchimento na área de solda com uma mão enquanto opera a tocha com a outra. Ele também usará um pé para operar um pedal de controle que determina a entrada de calor enquanto ele solda.

PONTOS POSITIVOS: O processo TIG fornece o trabalho mais limpo e esteticamente agradável possível. O processo concede ao soldador um grande controle sobre a solda, permitindo soldas mais fortes e de alta qualidade.

PONTOS NEGATIVOS:  O TIG é muito mais difícil de aprender do que os outros métodos. Requer um operador altamente qualificado, pois exige o uso simultâneo das mãos e do pé. A soldagem TIG também é significativamente mais lenta do que MIG e exige que a superfície da peça de trabalho esteja absolutamente imaculada. Toda tinta, ferrugem e detritos devem ser removidos, e a área de soldagem deve estar limpa o suficiente para que você possa fazer uma refeição ali, por exemplo.

EM RESUMO: Quando seu trabalho precisa de uma aparência perfeita, com acabamentos impecáveis, a soldagem no estilo TIG é, sem dúvidas a melhor das opções. O TIG é perfeito para obras de arte, designs ornamentais, aço inoxidável e aplicações automotivas.

Quer saber mais sobre outros tipos de soldagem ou ainda conhecer os materiais e ferramentas que a Aluga a Solda preparou para você? Então clique aqui e conheça nosso site. E não se esqueça, se gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *