FERRAMENTAS ELÉTRICAS: CUIDADOS NECESSÁRIOS DE CONSERVAÇÃO

As ferramentas elétricas são indispensáveis para fazer qualquer manutenção ou serviço que seja do campos das obras em geral, mas é importante lembrar que as ferramentas elétricas, quando não foram bem cuidadas podem ter seu tempo de vida útil drasticamente diminuído, ou, até mesmo, apresentar riscos fatais à saúde de quem as manuseia, como já falamos em outro artigo – clique aqui para ler.

O cuidado com as ferramentas elétricas é fundamental para que elas possam durar mais e, consequentemente, não apresentem falhas que possam comprometer sua integridade física.

Mas como fazer a conservação das suas ferramentas elétricas de maneira adequada? É isso que você confere na lista a seguir:

REVISÃO

Para não precisar lidar com surpresas indesejáveis, é fundamental que suas ferramentas elétricas passem por manutenção, pelo menos 1 vez ao ano. O trabalho de verificação, ajuda a identificar possíveis falhas como ressecamento ou rachaduras nos cabos, ferrugem e lubrificação.

ARMAZENANDO DE FORMA CORRETA

É importante que seus equipamentos elétricos sejam armazenados de forma correta, principalmente, tomando os devidos cuidados para que não fiquem expostos a umidade, em um ambiente seco e limpo. As embalagens originais de fábrica também são importantes na hora de armazenar, porque oferecem a resistência necessária para o cuidado adequado, além de poderem ser facilmente transportadas para qualquer lugar, com muita praticidade.

TOMADAS

Muitos profissionais que trabalham com ferramentas elétricas tem o hábito de remover as pontas das tomadas, com o objetivo de tornar sua ligação em qualquer ponto de energia, mais fácil. Esta atitude, além de perigosa, pode afetar não apenas no funcionamento da ferramenta elétrica, mas na segurança, tanto do operador, tanto de possíveis indivíduos que estejam próximos ao material. Para não correr risco, é importante utilizar extensões elétricas corretas e compatíveis com o aparelho.

HIGIENE COM FERRAMENTAS ELÉTRICAS

Para limpar, utilize pincéis de cerdas macias e retire todos os resíduos;

Caso tenha essa opção, a utilização de um compressor de ar também pode ser efetiva;

Parece óbvio, mas é importante lembrar que sempre que for higienizar sua ferramenta elétrica, ela precisa estar fora da tomada;

Saídas e entradas de ar devem ser limpas com muito cuidado;

Lubrifique sua ferramenta elétrica, sempre que necessário. 

As partes externas podem ser higienizadas com uma flanela simples, seca, sem água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?