NOÇÕES BÁSICAS DE OXICORTE

soldagem-mig

Entenda os conceitos básicos de utilização do Oxicorte.

Com o corte oxi-combustível, uma chama de oxigênio / gás combustível pré-aquece o aço até sua temperatura de ignição. Um jato de oxigênio de alta potência é então direcionado ao metal, criando uma reação química entre o oxigênio e o metal para formar óxido de ferro, também conhecido como escória. O jato de oxigênio de alta potência remove a escória do corte.

AO ESCOLHER O OXICORTE: Ao usar maçaricos de oxicorte, a qualidade do corte, os tempos de pré-aquecimento e a espessura do metal podem ser influenciados pelo tipo de gás combustível usado. Existem quatro gases combustíveis básicos usados ​​com mais frequência em combinação com o oxigênio neste processo: acetileno, propano, propileno e gás natural. Os gases combustíveis são normalmente escolhidos de acordo com a aplicação de corte, custo, produção de calor e consumo de oxigênio.

OS BENEFÍCIOS DO CORTE OXI-COMBUSTÍVEL INCLUEM:

  • Bom para metais mais grossos: o sistema de oxicorte portátil médio pode cortar aço de 6 a 12 polegadas de espessura, com alguns sistemas capazes de cortar aço com mais de 20 polegadas de espessura. Para aços mais grossos, com mais de 1 polegada, as tochas oxicorte são capazes de velocidades de corte maiores quando comparadas aos sistemas manuais de corte a plasma de 100 amp.
  • Grande portabilidade: para corte em campo, os sistemas oxi-combustível oferecem um alto grau de portabilidade, uma vez que não requerem energia elétrica. Alguns pequenos sistemas de oxi-combustível pesam cerca de 35 libras, portanto, com tanques de oxi-combustível e uma tocha, é possível cortar aço em quase qualquer lugar.
  • Comprimentos estendidos disponíveis: as tochas de oxicorte estão disponíveis em comprimentos estendidos para manter o operador longe do calor, chamas e escória produzida durante o corte. A maioria das mangueiras da tocha são conectadas a um conjunto de cilindros em um carrinho portátil ou, às vezes, a um sistema coletor de distribuição estacionário. O uso de mangueiras longas permite maior portabilidade.
  • Versatilidade do processo: as tochas de oxi-combustível podem cortar, soldar, aquecer e goivar.

CONSIDERE OS USOS: As considerações de custo provavelmente também entrarão em jogo ao se tomar a decisão entre os sistemas de corte a plasma e oxi-combustível. O investimento inicial em um cortador de plasma é normalmente mais caro do que um sistema de oxi-combustível. No entanto, as tochas de oxi-combustível envolvem um custo contínuo para os gases necessários, que os cortadores de plasma não requerem.

Se você gostou deste conteúdo, mas quer saber mais sobre oxicorte, não se esqueça de seguir nossos perfis nas redes sociais e conferir todos os nossos conteúdos exclusivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *