NOÇÕES BÁSICAS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SOLDAGEM

OXICORTE

Se você está começando na área, descubra o que é preciso para ser um bom soldador. 

Soldar é uma atividade que existe há muito tempo e não é uma tarefa simples que qualquer um pode realizar sem aprender. A arte de soldar exige paciência, prática e aquisição dos conhecimentos necessários para executá-la com excelência. Se você é um iniciante em soldagem, é importante adotar características positivas de soldagem desde o início, para evitar cometer erros posteriormente. Abaixo 4 coisas que um iniciante em soldagem deve aprender para se tornar um soldador de sucesso no futuro.

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR: Qualquer soldador deve pensar em sua segurança, antes mesmo de iniciar a soldagem. Em primeiro lugar, um iniciante em soldagem deve adquirir o equipamento certo, como um capacete de soldagem certificado, jaqueta resistente ao fogo, luvas de soldagem, o soldador ideal, óculos de segurança e alicates de soldagem. Tome cuidado ao soldar e evite soldar perto de materiais inflamáveis. Selecione uma sala que tenha espaço suficiente onde as faíscas possam voar livremente.

CONSUMÍVEIS: Para uma operação suave durante a soldagem, o soldador deve instalar corretamente os consumíveis. Para obter uma ótima qualidade de soldagem, é preciso garantir que haja boa condutividade. O soldador deve configurar seus consumíveis de forma justa e conforme recomendado pelo fabricante. Existem vários consumíveis usados ​​na soldagem, como; bicos, corpos de pinças, difusores e pontas de contato, entre vários outros. Uma conexão segura de consumíveis evitará qualquer forma de vazamentos e, assim, evitará a ocorrência de acidentes. 

LIMPEZA: Manter a superfície de soldagem limpa é importante. Isso ocorre porque uma superfície de soldagem limpa eliminará quaisquer erros que possam ocorrer durante a soldagem. A superfície a ser soldada também deve ser limpa, pois é importante que coisas como sujeira, graxa, óleo e outros detritos não entrem na poça de fusão levando à contaminação e, consequentemente, gerando uma soldagem de baixa qualidade. 

CONFORTO: Uma das melhores maneiras de um iniciante se tornar um soldador profissional e dominar bem a arte da solda, é garantindo que se sinta confortável em sua área de trabalho. Quando a área de trabalho é ergonomicamente organizada, um soldador achará mais fácil e se sentirá confortável para trabalhar em tal área. Além disso, o soldador permanecerá fresco e confortável durante todo o processo de soldagem. Quando a área de trabalho está organizada e em boas condições, coisas como lesões e acidentes são evitados com grande margem. Portanto, certifique-se de ter uma área de trabalho confortável para executar melhor seus serviços.

CONCLUINDO: Quando se trata de soldagem, muito precisa ser aprendido antes que uma pessoa saia para realizar o trabalho. A soldagem vai além do entendimento normal de como segurar o equipamento e posicioná-lo no ângulo certo. Além disso, o soldador deve aprender como manter suas superfícies de trabalho limpas, manter-se confortável, compreender os vários processos de soldagem e compreender como manter as ferramentas de soldagem de maneira adequada para eficiência e durabilidade. Seguindo estas dicas, ter sucesso na área de soldagem se torna ainda mais fácil, mas ainda assim é preciso muito empenho e dedicação. 

Gostou deste artigo? Então não se esqueça de compartilha-lo em suas redes sociais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *