OS PRINCIPAIS FATOS SOBRE A SOLDAGEM

soldagem

Os principais acontecimentos e curiosidades sobre o mundo da Solda.

A soldagem é um conjunto de habilidades inestimáveis ​​em uma série de setores importantes para o nosso desenvolvimento, desde a produção e construção de automóveis, até a criação de grandes obras como monumentos históricos. E se você está interessado em saber mais sobre a soldagem, conheça a seguir 7 fatos para entender o porquê da sua importância para o nosso planeta.

A SOLDAGEM TEM MILHARES DE ANOS: Embora não tenha se tornado o processo que conhecemos hoje até 1800, a soldagem existe de alguma forma desde a Idade do Bronze. Outro exemplo antiquado pode ser visto em algumas das antigas pirâmides do Egito: hieróglifos que representam soldadores trabalhando foram descobertos em mais de uma ocasião.

MAIS DA METADE DOS PRODUTOS FEITOS PELO HOMEM REQUEREM ALGUMA SOLDAGEM: Quer você pense em máquinas de corrida ou máquinas agrícolas, navios ou computadores pessoais, a soldagem desempenha um papel importante. Em muitos casos, produtos como esses contam com o envolvimento de tecnologias de soldagem para serem possíveis.

O PRIMEIRO ROBÔ INDUSTRIAL FUNCIONAL FOI FEITO PARA SOLDAR: O Unimate da General Motors chegou ao cenário automotivo em 1961 como uma unidade de um único braço projetada para realizar soldas por pontos. Ele pesava mais de duas toneladas e fazia seu trabalho graças a comandos passo a passo armazenados em um tambor magnético acoplado.

A SOLDAGEM CHEGOU AO ESPAÇO EM 1969: A Rússia fez suas tentativas em seu próprio maquinário, mas agora é comum em todos os países que viajam ao espaço. No espaço sideral, o metal se molda automaticamente, devido ao fato de não haver oxidação no caminho das moléculas de metal. Isso é conhecido como soldagem a frio.

SOLDA ÚMIDA E SECA TAMBÉM EXISTE: A simples diferença entre a soldagem úmida e seca é que a primeira é feita em um ambiente diretamente cercado por água. Este último está protegido dela, pelo menos em grandes quantidades. Mesmo assim, a maioria das soldagens é feita em ambientes secos; mesmo a soldagem subaquática nem sempre requer interação direta com a água.

SOLDAGEM POR EXPLOSÃO: Basicamente, funciona como o nome sugere: explosões controladas são usadas para fundir metais sem destruir as propriedades inerentes de nenhum dos dois. É usado especialmente para metais não compatíveis, bem como para combinar metais com não metais.

A SOLDAGEM É FUNDAMENTAL:  Devido à sua versatilidade, a soldagem é uma habilidade muito procurada em muitos campos de trabalho. Os soldadores também determinam seu salário com bastante frequência – os profissionais de soldagem altamente qualificados podem ganhar mais de seis dígitos sem um diploma universitário. A história da soldagem está repleta de fatos e números interessantes, e esses sete são apenas alguns dos que você pode encontrar. As informações sobre soldagem estão mais fáceis do que nunca, desde livros e artigos até soldadores que podem orientar você por conta própria, há muito o que aprender, desde que você tenha força de vontade. Gostou deste artigo? Então não se esqueça de compartilha-lo em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *