PAINEIS ELÉTRICOS: O QUE SÃO E PARA QUÊ SERVEM?

A eletricidade é essencial. Não é apenas necessário em nossas casas, escritórios, restaurantes e hospitais, mas desempenha um papel fundamental nas instalações industriais, desde fábricas até instalações de purificação de água e tudo mais. A eletricidade deve ser canalizada e controlada para segurança e funcionalidade – é aí que entra um painel elétrico industrial.

O QUE É UM PAINEL ELÉTRICO INDUSTRIAL

Simplificando, você pode pensar em um painel elétrico industrial comparável ao disjuntor de sua casa. Serve a um propósito semelhante. No entanto, não é exatamente a mesma coisa.

Primeiro, o painel deve possuir as especificações corretas – ele precisa ser do tipo certo, do tamanho certo e localizado no local apropriado para atender aos requisitos necessários de funcionamento. Isso variará de painel para painel, dependendo do uso específico do painel, dos tipos de conexão e muito mais.

Embora alguns projetos de painéis elétricos industriais sejam onipresentes, algumas necessidades são mais complexas. Isso requer construção e design de painéis elétricos personalizados, também chamados de engenharia de fornecedores.

 TAMBÉM É IMPORTANTE SABER QUE

Se a temperatura estiver alta, como perto de uma área de processo, o painel poderá precisar de um ventilador para manter a temperatura ou até de ar condicionado dentro do gabinete do painel em alguns casos. Isso traz consigo a necessidade de manutenção adicional, desde a limpeza das pás do ventilador até a limpeza periódica dos filtros.

Um painel elétrico industrial deve incluir proteção ideal contra sobrecorrente, a classificação correta de corrente de curto-circuito, a voltagem correta para os condutores de alimentação, aterramento adequado e bom acabamento. O não cumprimento desses requisitos significa que seu painel não deve ser “ligado”, pois o mesmo pode representar um risco de segurança significativo para o pessoal dentro de sua instalação.

CONLCUINDO

É importante ter cuidado ao trabalhar com painéis elétricos. Se o mesmo esquentar ou se houver algum outro problema, você deve fazer a verificação com a ajuda de um eletricista licenciado. Também é fundamental garantir que o painel instalado atenda aos códigos elétricos mais recentes, caso contrário, você deve atualizá-lo. Pronto, agora que você já sabe um pouco mais sobre painéis industriais e suas funções, acesse nosso site e confira nossas opções. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário neste artigo para que nossa equipe possa auxiliá-lo na escolha ou na resolução do problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?